Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca, a 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares e bastante popular entre os naturalistas que procuram sossego. Com sol o ano todo e ambiente aconchegante, o lugar está preparado para receber turistas que buscam um diferencial em suas viagens.

A dificuldade do acesso ajuda a manter esse clima singelo, mas ainda assim o  lugar atrai turistas do mundo inteiro. Não faltam lugares interessantes para conhecer, bons restaurantes, festas e lojinhas de artesanato. Conheça a atração mais falada: a Pedra Furada; ande até cansar nas areias fofas e, no final da tarde, suba a Duna do Pôr do Sol para apreciar, imponente, o sol se despedindo junto ao mar.

Vila de Jericoacoara

Vila de Jericoacoara

Quando ir

A verdade é que, apesar de haver, sim, meses em que o turismo é mais intenso, Jeri recebe turistas o ano inteiro. Calor é o mínimo que você pode esperar quando for visitar a região; por isso, tenha na babagem muitas roupas leves. Roupas de frio, só se for para se proteger do vento. As temperaturas médias  variam entre 35°C no verão e 22°C no inverno. A época de chuva  vai de janeiro a junho, quando se formam as belas lagoas. Em agosto, os ventos ficam mais fortes, ideais para quem veleja.

O que fazer em Jeri

Com o nascer do sol, as opções do que fazer em Jeri nascem também. As maiores atrações são para ser vistas durante o dia; por isso, se você tem pouco tempo, vale a pena acordar cedo para conhecer o máximo que puder.

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso, que fica no município de Jijoca, é, possivelmente, a que tem coloração mais bonita. Azul-claro e azul-escuro se misturam, proporcionando um espetáculo para os olhos e encantando quem escolhe essa lagoa para descansar. As redes dentro da água são tradição para quem visita o lugar, podendo também usufruir do serviço de vários restaurantes, que colocam mesas e cadeiras dentro da água para que os visitantes relaxem ainda mais.

Lagoa da Tatajuba

Lagoa da Tatajuba

Lagoa da Tatajuba

A Lagoa da Tatajuba fica no município vizinho de Jeri e, dada a sua distância, fica complicado chegar lá se você não tem um 4×4. Por isso é recomendável conhecer a lagoa quando fizer o passeio de buggy pela região. Aproveite para almoçar e descansar nas águas tranquilas da lagoa – é uma delícia se refrescar e fugir do calorão nordestino.

Praia de Jericoacoara

Praia de Jericoacoara

Praia de Jericoacoara

A mais próxima da vila e de mais fácil acesso. Ela tem uma grande faixa de areia e, na maré baixa, principalmente, fica bem calma. A infraestrutura da praia é boa e por ali você vê vários bares e restaurantes. Uma boa opção para tomar um suco ou fazer um lanche é a creperia Naturalmente. De um lado da praia, pratica-se kitesurf; do outro, windsurf.

Lagoa do Coração

Lagoa do Coração

Lagoa do Coração

A Lagoa do Coração é pequena, pouco conhecida e não tem estrutura para quem a visita. É ideal para quem quer ficar distante de tudo e de todos, curtindo as dunas e o silêncio. Há quem diga que o lugar não é muito indicado para banho, porque a água fica parada, mas se você quiser arriscar, encontrará água morna e refrescante.

Lagoa Azul

Lagoa Azul

Lagoa Azul

A Lagoa de Jijoca se divide em duas: Lagoa Azul e do Paraíso. A Lagoa Azul é conhecida por ter bancos dentro da água que são ótimos para relaxar, e kitesurfistas em busca de vento. Sua água é bem límpida e a coloração varia de acordo com a época visitada. Aqui a opção é atravessar a lagoa de balsa para conhecer uma barraca que serve bebidas.

Pedra Furada

Pedra Furada

Pedra Furada

Um dos símbolos de Jeri é uma pedra bem alta e, como diz o nome, com uma fenda no meio. A maré baixa é o melhor horário para chegar à pedra, que no caminho tem muitas outras pedras menores e muito bonitas. Tanto a atração principal quanto seu caminho oferecem a oportunidade de tirar fotos belíssimas.

Onde ficar

Como a vila é pequena, as pousadas não ficam longe das principais atrações de Jericoacoara. Mesmo assim, com as ruas de areias fofas, a dica é procurar hospedagem mais próximas das ruas principais, o que fará toda a diferença depois de um dia caminhando sob o sol forte. As três ruas principais são rua do Forró, rua Santo Antônio e rua Principal.

Jeri é um dos destinos mais procurados no Brasil, principalmente por estrangeiros, e os preços das diárias podem assustar pela simplicidade dos serviços prestados. Mas não se desespere, pois há muitas opções – com certeza uma se encaixará no seu bolso.

Hotel Jeri

Hotel Jeri

Hotel Jeri

Possui estrutura com 60 apartamentos, sendo eles duplos, triplos e quádruplos. Todos são padronizados com TV digital, ar-condicionado, ducha quente, frigobar e cama box. O hotel tem piscina adulto e infantil, bar molhado e ampla área de lazer com pergolado. O café da manhã está incluso na hospedagem. O Hotel Jeri está localizado em Jericoacoara, a apenas 300 m da praia, e oferece WiFi gratuito.

Vila Kalango

Vila Kalango

Vila Kalango

Situada entre a Praia de Jericoacoara e a Duna do Pôr do Sol, a Vila Kalango oferece acomodações em cabanas de praia tranquilas, à sombra de coqueiros e cajueiros. As unidades possuem varanda privativa com espaço para rede. Para sua comodidade, o WiFi gratuito está disponível.

Pousada Bangalô

Pousada Bangalô

Pousada Bangalô

Localizada a 200 m da Praia Jericoacora e do Por do Sol Dune, a Pousada Bangalô oferece Wi-Fi gratuito e quartos com ar-condicionado. As acomodações na Bangalô dispõem de TV de tela plana a cabo, frigobar e banheiro privativo com chuveiro. No terraço você pode desfrutar de redes que são fornecidas.

Pousada Carcará

Pousada Carcará

Pousada Carcará

Esta acomodação fica a 5 minutos a pé da praia. Situado a apenas 7 minutos a pé da idílica Praia de Jericoacoara, a Pousada Carcará dispõe de uma ensolarada piscina ao ar livre com espreguiçadeiras de madeira. Para sua comodidade, o WiFi gratuito está disponível.

Essenza Hotel

Essenza Hotel

Essenza Hotel

Com vista deslumbrante para o mar da bela praia de areia branca de Jericoacoara, o Essenza Hotel oferece acomodação à beira-mar de 5 estrelas, com piscina de borda infinita e sauna. Para sua comodidade, o WiFi é gratuito.

Blue Residence Hotel

Blue Residence Hotel

Blue Residence Hotel

Localizado em frente ao mar, o hotel oferece piscina, spa, sala de jogos, hidromassagem e academia. As acomodações possuem cozinha, sala de estar, ar-condicionado, TV e room service. Restaurante, toalhas de piscina e internet wi-fi gratuita também estão à sua disposição.

Pousada do Norte

Pousada do Norte

Pousada do Norte

Localizada a apenas 70 m da Praia de Jericoacoara, esta pousada de estilo rústico dispõe de uma piscina e quartos com varanda e rede.

Dicas

  • Jeri não é um lugar indicado para idosos, nem para pais com crianças de colo. Todas as ruas são de areia, o que provoca uma locomoção complicada para quem precisa andar com carrinho de bebê ou tem dificuldade para fazer esforços. Também é recomendável economizar na bagagem.
  • Não esqueça o protetor solar e os óculos escuros na sua viagem. O vento dá a impressão errada de que a pele não está queimando. Os óculos serão usados para a proteção dos olhos ao vento.
  • Leve dinheiro trocado para pagar os passeios e algumas compras. Cartões de crédito são aceitos nos principais restaurantes e pousadas, mas nos lugares pequenos o pagamento é só em dinheiro.
  • Quem precisar ir ao banco provavelmente terá que tomar a jardineira até Jijoca. A vila de Jeri tem apenas casa lotérica e caixa eletrônico do Bradesco. Em Jijoca, as opções são maiores e há, inclusive, agências bancárias.

Agora você tem informações o suficiente pra começar a planejar sua viagem. Espero que nossas dicas ajudem =) Boa viagem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *