Passeios em Natal Diversão para toda a Família!

Passeios em natal e Pontos Turísticos, Roteiros completos para sua diversão

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Natal é a segunda menor capital do Brasil, mas com uma quantidade gigantesca de belezas. Tudo encanta o turista e transforma as férias em um momento incrível e inesquecível. Mesmo pequenina, você encontra programação para passar um mês inteiro.

Dependendo da época da sua viagem, vai encontrar atrações especiais na cidade. O “Natal em Natal”, por exemplo, é um evento que chama turistas todos os anos que chegam à capital do Rio Grande do Norte para passar as festas de fim de ano. Então para que suas férias sejam inesquecíveis, veja quais são os melhores passeios em Natal para você e toda a sua família.

Forte dos Reis Magos

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Nada melhor do que começar a conhecer Natal por onde a cidade começou, não é verdade? Este é o ponto turístico e histórico de maior imponência da cidade e você não pode deixar de conhecer. O local é aberto para visitação em horários especiais e possui uma das vistas mais incríveis da capital do Rio Grande do Norte.

O Forte dos Reis Magos foi construído em 1598 com a chegada de Manuel de Mascarenhas Homem, capitão-mor da capitania de Pernambuco. A ideia de construir um forte veio para proteger o território de invasões. Isso aconteceu algumas vezes, mas a construção manteve-se em pé mesmo com as grandes batalhas locais.

Atualmente o Forte dos Reis Magos é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN e é considerado um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 2013. De acordo com este órgão, o Forte dos Reis Magos é o segundo maior monumento histórico a arrecadar fundos no Brasil.

A entrada para o Forte dos Reis Magos é de apenas 3 reais por pessoa e o monumento fica aberto diariamente das 8h às 16h30min. Vale a pena pagar a visita, pois você terá guias credenciados e conhecerá mais dessa estrutura que tem peças originais, como é o caso do piso do local que tem mais de 400 anos.

O acesso é feito através de uma passarela que mede cerca de 500 metros. Essa fica à beira do Rio Potengi e resulta em um por do sol magnífico. Vale a pena também aproveitar o dia na Praia do Forte, local que cerca do monumento. Devido um banco de pedras que se formou por aqui, o mar é calmo e você encontra muitas piscinas naturais.

Barreira do Inferno

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Não precisa se assustar com o nome! Apesar de passar um certo temor, a Barreira do Inferno é um dos lugares mais belos para se visitar em Natal. Este centro turístico nada mais é do que a concentração das falésias mais bonitas de todo o estado do Rio Grande do Norte. Quanto ao nome, é uma brincadeira feita por pescadores locais.

O nome foi dado devido a cor das falésias no período da manhã, logo ao nascer do sol. Elas mudam totalmente de coloração ficando vermelhas feito fogo. Quem chega por aqui neste momento tem a impressão de estar de fato em uma barreira do inferno. O fenômeno também se repete ao entardecer, mas é pela manhã que o espetáculo é maior.

O Vilarejo de Pium é o mais conhecido da região, pois é aqui onde se encontra uma feira de alimentos diversos e super frescos. Esta é, inclusive, a mais popular de toda a cidade de Natal. Mesmo que você não compre nada vale a pena a visitação, pois o ambiente tem um visual incrível.

Não deixe de dar uma passada no Centro de Lançamento da Barreira do inferno. Este foi o primeiro centro de lançamento de foguetes da América do Sul. Ainda em funcionamento, atua para o Brasil e outros países lançando foguetes no espaço para monitoramentos e pesquisas administrados pela Base Aeronáutica de Natal.

No Centro de Lançamento da Barreira do Inferno tanto você encontra cursos especializados como pode visitar e aprender um pouco mais sobre a área.

Farol de Mãe Luiza

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Assim como o Forte dos Reis Magos é o mais importante forte de Natal, o Farol de Mãe Luiza ocupa a mesma posição nesta categoria. São 37 metros de altura que proporcionam uma das vistas mais bonitas da cidade e de onde você pode avistar todo o litoral da Praia da Areia Preta.

Este farol foi construído e administrado pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte. O projeto do farol inclui manutenção toda em energia elétrica com pontos de luz que giram a cada 12 segundos, uma inovação para época em que foi levantado. Por ficar localizado no alto de uma duna, a iluminação consegue alcançar até 40 quilômetros de distância da construção.

A visita aqui é válida sob dois aspectos: primeiro você precisa enfrentar uma escadaria com 150 degraus, o que faz com que conheça toda a construção a medida que sobe. O segundo é que a vista é impar e quase única no estado inteiro. O acesso só é permitido aos domingos das 14 as 17 horas. A dica é chegar cedo porque o fluxo de turistas é bem intenso, principalmente nos meses de férias.

Igreja Matriz de Natal

Passeios em Natal

Passeios em Natal

A maioria das cidades do Brasil começou a partir da construção de uma igreja. Isso é bem comum porque os padres jesuítas chegaram com a intensão de catequizar os nativos, que eram em sua maioria, índios. Todo lugar possui aquela igrejinha especial que guarda uma série de lembrança de como a cidade era na época de sua colonização. A igreja Matriz de Natal foi construída ainda no século XVII, logo em seus primeiros anos.

A primeira missa realizada aqui foi a de inauguração da cidade de Natal, em 1599. Batizada como Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, foi usada inclusive como refúgio de holandeses em uma invasão que aconteceu no ano de 1633. Estando na parte interna da igreja, você não somente encontrará registros religiosos que fazem parte do monumento, como aqueles de importância histórica para Natal e para o Brasil.

À titulo de curiosidade, a Nossa Senhora da Apresentação é o segundo nome dado para Nossa Senhora do Rosário, que é também a padroeira da cidade. Uma imagem desta santa foi achada boiando sobre o Rio Potengi. No mesmo dia que moradores acharam a santa, acontecia na cidade um evento chamado de Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém. Desde então se homenageou o fato e o dia 21 de novembro é considerado o dia da padroeira da Natal.

O monumento faz parte do acervo histórico e cultural da cidade. Apesar de ser bem antiga, estar aberta apenas para visitação, vale a pena ver a estrutura e registrar a visita. Ela fica no Bairro da Cidade Alta, e fica aberta para visitação e realização de missas com o arcebispo local.

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Passeios em Natal

Passeios em Natal

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é uma das heranças arquitetônicas deixadas por Oscar Niemeyer para o Brasil. Ele foi projetado e construído em 2008 especialmente para essa cidade e recebeu o nome para homenagear um dos mais importantes arcebispos de Natal que faleceu em 2006.

Todo o local possui uma estrutura gigantesca e sem comparação com o que já foi visto na cidade. A intenção da construção do parque foi para ter uma reserva de subterrânea de água, suficiente para abastecer a cidade inteira. Além de ter essa função, você se encantará pelo Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte por outras razões e atrativos.

É uma construção tão grande e estruturada, que ocupa território de três bairros diferentes de Natal: Cidade Nova, Pitimbu e Candelária. Existe um acervo literário incrível em um sistema integrado de bibliotecas. Você encontra livros de todas as épocas. Dá para fazer trilhas urbanas. Tem ainda um espaço para caminhadas e atividades físicas. Todos esses espaços pavimentados e com extensão de 6,5 quilômetros.

O mirante é perfeito para curtir o por do sol depois de passar o dia no parque da cidade. Não deixe de ver de perto o memorial da cidade, que fica em um monumento erguido e com 45 metros de altura.

Parque das Dunas de Natal

Passeios em Natal

Passeios em Natal

 

A intenção de ser criado um Parque das Dunas, foi para realizar pesquisas sobre a biodiversidade da região e também estruturar estratégias para a manutenção das dunas e áreas verdes da cidade. O terreno ocupado por esse ponto turístico ocupa 1.172 hectares e passa por alguns bairros da capital. Todo esse espaço territorial é administrado pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, o NUC/IDEMA.

O Parque das Dunas de Natal é dividido em Zonas de conservação e manejo. Elas são chamadas de: Zona primitiva, zona de uso extensivo, zona de uso intensivo, zona de recuperação e zona de uso especial. Cada uma dessas áreas é determinada por acessos especiais, recursos naturais, intervenções humanas e muito mais.

As visitas ao parque podem ser feitas de terça à domingo no horário entre 8h e 18h. O pagamento é simbólico, custando apenas 1 real por pessoa. Não são todas as zonas permitidas para o acesso, pois algumas são utilizadas para estudo e pesquisa, mas vale muito a pena conhecer o local e registrar a visita.

Cajueiro de Pirangi

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Não tem como citar passeios em natalturísticos de Natal e deixar o Cajueiro de Pirangi de lado. Este poderia ser um simples cajueiro e se não fosse uma anomalia genética que o transformou no maior do mundo em sua espécie. No total são 8 500 metros quadrados de terreno ocupados pela árvore que ainda se encontra em crescimento.

A produção de cajus feita por essa árvore é o equivalente a 2 toneladas e meia por safra. Isso significa que seria preciso 70 árvores em tamanho convencional para se equiparar ao cajueiro de Pirangi.

A visitação pode ser ou não guiada. Você tem acesso a toda a região do cajueiro e pode circular pelo terreno sob passarelas de madeira que foram construídas para evitar que os turistas machuquem ou danifiquem a planta. No local também tem um mirante muito bonito para que você pare, tire algumas fotos e registre o momento.

Praia de Ponta Negra

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Basicamente tudo relacionado ao turismo de Natal se concentra na Praia de Ponta Negra. Por aqui você encontra grandes restaurantes para fazer as suas refeições, bares para curtir um fim de tarde, boates e casas de shows para experimentar a noite de Natal, além de maravilhosos hotéis.

O melhor de tudo é que a Praia de Ponta Negra é muito democrática. Mesmo sendo uma região turística, você encontra opções para todos os tipos de bolsos. Pode ainda curtir a praia durante o dia e contemplar o Morro do Careca, que é o cartão postal de Natal.

Se pudesse fazer uma boa comparação, pode-se dizer que a Praia de Ponta Negra é a Copacabana de Natal. Aquele bairro típico, tradicional e para onde todos vão porque vale a pena conhecer!

Praia da Redinha

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Aqui tem dois grandes atrativos: o por do sol que é único e as especiarias da gastronomia do Rio Grande do Norte. Até o ano de 2004, essa região não tinha nenhum tipo de urbanização. Como ela fica mais afastada do centro da cidade, poucos turistas tinham acesso ao lugar e a estrutura era bem precária.

Foi justamente que o governo teve a sacada de construir a Ponte Newton Navarro para melhorar o acesso e o turismo na região. Como é uma das vilas de pescadores mais antigas da cidade, a estrutura não é das melhores. Você vai encontrar algumas barraquinhas, mas tudo muito simples.

Estando por aqui, não deixe de visitar o Aquário de Natal. São diversas espécies de animais marinhos e alguns típicos dessa região. Experimente também o prato Ginga com Tapioca, que é servido em toda Natal, mas aqui tem um gosto especial e diferente.

Praia da Barra de Maxaranguape

Passeios em Natal

Passeios em Natal

 

Se a sua viagem de férias está marcada para a época do carnaval, então não deixe de dar uma passada na Praia da Barra de Maxaranguape. Apesar de ficar um pouco distante do centro de Natal, vale a pena percorrer esses 49 quilômetros para conferir a época carnavalesca potiguar. Além de se divertir muito, você ainda tem acesso à uma linda praia e com um cenário perfeito.

O acesso à praia da Barra de Maxaranguape é muito rápido e se você não está viajando de carro, vai encontrar facilmente vans de turismo saindo das principais orlas da cidade. Já para hospedagem, se deseja ficar por aqui deve reservar sua casa ou hotel com bastante antecedência porque na época é tudo muito concorrido.

Agora se a sua viagem não for na época do carnaval, não se preocupe. A Praia da Barra de Maxaranguape é perfeita e ótima para quem busca descanso! O cenário também é único e indicado para quem viaja com família.

Praia dos Artistas

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Esta é uma das praias urbanas de Natal. A Praia dos Artistas divide gostos e opiniões. Ao mesmo tempo em que é super movimentada de um lado, possui uma parte mais deserta e tranquila. Se você viaja com crianças, apenas tome um pouco de cuidado com as pedras no mar. Essa região é bastante conhecida quanto à isso e pode causar algum incidente.

A noite, a Praia dos Artistas se torna o point de Natal. Em toda a orla da praia você encontra bares e restaurantes que lotam à noite tanto de natalenses como de turistas que estão por aqui de férias. Para quem gosta de música eletrônica, é aqui onde estão as principais boates da cidade.

O Centro de Artesanato de Natal também está na Praia dos Artistas. Apesar de existirem outros espalhados pela capital, este é o maior de todos. O espaço é bonito, bem organizado, onde você encontra barraquinhas para comprar lembrancinhas para seus amigos e parentes mais próximos. O melhor de tudo é que o preço é extremamente acessível. O Centro de Artesanato da Praia dos Artistas fica aberto das 8h as 23 horas e você não paga nada para entrar.

Morro do Careca

Passeios em Natal

Passeios em Natal

O Morro do Careca não poderia ficar de fora dessa lista também! O cartão postal de Natal é uma duna com 107 metros de altura e que pode ser avista de qualquer ponto da orla da Praia de Ponta Negra. Ele foi apelidado dessa forma porque existe uma larga faixa que não foi encoberta pela vegetação e ao ser vista de longe se assemelha bastante com a cabeça de uma pessoa careca.

Até a década de 80 e 90 era possível subir no Morro do Careca para praticar o skibunda ou apenas para observar a cidade do alto. Como o desmatamento estava bem intenso nessa região, o governo local impediu o acesso e hoje a duna está fechada. Você ainda consegue chegar bem próximo à esta formação, mas não é permitido ultrapassar a barreira fiscalizada.

Ponte Newton Navarro

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Você pode pensar que à princípio não há motivo para conhecer essa ponte, mas vai entender porque ela é tão querida quando chegar por aqui. A Ponte Newton Navarro foi construída na década passada e inaugurada em 2007. A ideia original do governo era facilitar o acesso da zona norte e da zona leste da capital, atravessando o Rio Potengi e deixando o trânsito mais fluido.

Acontece que uma série de fatos bons e ruins fez com que a Ponte Newton Navarro ganhasse notoriedade e se tornasse mais um ponto turístico da cidade de Natal. No total são 1,8 quilômetros de extensão que liga o começo ao fim da ponte e que atravessam o Rio Potengi. Desse total, 500 metros são sustentados unicamente por cabos de aço, o que dá um toque mais que especial ao lugar.

Tinha tudo para ser uma ponte comum, mas justamente no dia que foi inaugurada, houve um suicídio no lugar. Outras tentativas e também mortes aconteceram por pessoas que pularam da ponte, por ser o ponto mais alto que tem na cidade com acesso livre de transeuntes.

Mas apesar de tais acontecimentos, os natalenses e turistas aproveitam o final da tarde para dar uma parada e observar o por do sol, considerado o mais bonito da cidade. Então tire um dia em que estiver por esta região e dê uma passada na Ponte Newton Navarro para ver o sol se por unicamente.

Iate Clube de Natal

Passeios em Natal

Passeios em Natal

 

Aos amantes do iatismo, a cidade de Natal apresenta um Iate Clube super requintado. Ele está localizado no bairro de Santos Reis e surgiu a partir de um grupo de amigos que se reuniam para discutir sobre o iatismo na cidade. Isso aconteceu em 1952 e os pequenos encontros tornou-se um clube super disputado entre os natalenses.

O local possui parque aquático, praça de alimentação, salão de jogos, píer exclusivo e muito mais. Além de se divertir durante o dia inteiro, você ainda poderá conhecer mais sobre a história do Iate Clube de Natal com um acervo incrível.

Por aqui também acontecem eventos públicos onde as pessoas que não são associadas podem participar sem limitações. Você pode consultar a agenda no site ou indo ao local.

Via Costeira de Natal

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Assim como a Ponte Newton Navarro, a Via Costeira de Natal foi criada para facilitar o fluxo de carros que circulavam pela região da zona sul e da zona leste da cidade. O local, devido sua beleza imponente e também pelas infraestruturas implantadas por aqui, tornou-se um ponto turístico da capital. Mesmo quem não está hospedado na Via Costeira de Natal ou vai passar por aqui por simples acesso, vem visitar e registrar o cenário que é verdadeiramente incrível.

É na Via Costeira de Natal onde você vai encontrar o centro hoteleiro da cidade. Por aqui estão os hotéis e resorts mais conceituados da capital e algumas redes internacionais. Se o que você busca é uma opção de qualidade superior vale a pena conhecer os hotéis deste lugar. De presente, você ainda ganha uma vista incrível, praias exclusivas e muito mais.

Palácio Potengi

Passeios em Natal

Passeios em Natal

O bairro da Cidade Alta foi, por muitos anos, um centro governamental de Natal devido esse prédio. O Palácio Potengi foi construído no século 19 e permaneceu até a década de 80 como a sede do governo do estado. Foi por aqui que grandes políticos passaram e marcaram a história do Rio Grande do Norte.

Hoje funciona um espaço cultural que não pode ficar de fora do seu roteiro. O Palácio Potengi também é considerado um monumento de importância histórica e artística nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Hoje são mais de 500 obras registradas guardadas aqui e que servem como fonte de pesquisa para turistas e moradores de Natal.

É no Palácio Potengi que você também encontrará a Pinacoteca do Estado. O mais interessante é que todas as obras e exposições realizadas neste espaço, são exclusivas de artistas potiguares ou outros que valorizam a cultura do estado. Independente se na época da sua viagem ter ou não uma feira ou exposição no Palácio Potengi, venha conhecer um pouco das artes do Rio Grande do Norte e se encantar verdadeiramente.

Praia da Areia Preta

Passeios em Natal

Passeios em Natal

O nome pode parecer estranho até você chegar nesta costa. A Praia da Areia Preta tem a areia branca, na verdade. O nome foi dado porque em alguns pontos existem grandes pedras formadas a partir de material com alto índice de ferrugem e estes acabam se decompondo e escurecendo a areia.

É na Praia da Areia Preta que você encontrará os prédios mais luxuosos da cidade. É um bairro tranquilo e sem muita badalação. Há alguns anos era tudo muito diferente por aqui. Você encontrava muitas casas simples e uma praia praticamente deserta. Hoje os prédios tomam conta do ambiente, mas a graça da orla deste bairro ainda permanece.

Há poucos anos a orla da Praia da Areia Preta foi totalmente revitalizada, visando transformar o ambiente em um novo ponto turístico da capital. Por ficar na região da Via Costeira de Natal, o acesso está bem simples e comum. Os quiosques por aqui ainda são mais discretos e o ambiente é procurado por quem quer descanso.

Aproveite e dê uma paradinha no Relógio do Sol. O monumento curioso foi construído no processo de revitalização da orla e chama bastante atenção de quem passa por aqui. A engenhoca mede as horas do dia levando em conta a posição do sol. Você não terá dificuldade em encontrá-lo, pois ele fica em uma praça no centro do bairro da Praia da Areia Preta.

Praia do Meio

Passeios em Natal

Passeios em Natal

Se você quer se sentir em Natal, precisa conhecer a Praia do Meio. Até a década de 80 este era o point para turistas. O local era extremamente urbanizado e cheio de atrativos para quem escolhia passar as férias em Natal. Com a construção da orla da Praia de Ponta Negra e com a mudança dos hotéis para essa região, a Praia do Meio tornou-se a preferida dos natalenses.

É um local tranquilo e que você poderá descansar o quanto quiser. Por ser calma, é comum ver muita gente passeado de buggy por aqui, então é a oportunidade que você tem de também conhecer um pouco da costa de Natal sobre o veículo.

Caso esteja viajando no período do Reveillon, venha conferir uma linda celebração religiosa que acontece na Praia do Meio. Todos os anos, no dia 31 de dezembro, adeptos do candomblé dirigem-se até esses mares para depositarem suas oferendas para Iemanjá. De um pequeno encontro, que acontecia há alguns anos, essa celebração tornou-se gigantesca e mesmo quem não faz parte da religião vem até aqui para ver.

Veja também a estátua de Iemanjá que foi construída justamente por ser o ponto de encontro de seus fiéis. Esta é uma das maiores que tem no Brasil. Mesmo não viajando no mês de dezembro, é fácil encontrar movimentação por aqui. De qualquer forma, a praia é linda e vale a pena visita-la.

Dica Importante para os passeios em Natal’

Você pode perceber que mesmo sendo uma cidade pequena, Natal possui diversos pontos turísticos a serem visitados em suas férias. O deslocamento de um para o outro acontece de uma forma muito fácil, tanto se você estiver com um carro particular como se for depender de taxi ou transporte público da cidade.

A população é bastante acolhedora e vai lhe ensinar a chegar em todos esses pontos citados e ainda dar outras dicas infalíveis de onde se hospedar, comer e aproveitar mais os passeios em natal nas regiões dos pontos turísticos que você escolheu.

De qualquer forma, existem aqueles visitantes ou grupos inteiros que buscam algo com mais comodismo e não querem arriscar perder os poucos dias sem saber direto para onde ir. É pensando exatamente nestes casos que por toda a cidade você facilmente encontra city tours. Um passeio completo em Natal pode custar aproximadamente 50 reais por pessoa, dependendo do roteiro que você planeja fazer.

Dá para optar entre um city tour de praias, um city tour de monumentos históricos, um city tour mais cultural ou um city tour completo. Caso você esteja hospedado em hotéis pela cidade, basta se informar na recepções, pois facilmente encontrará uma empresa de turismo parceira que presta esse serviço e por valores com desconto.

Do contrário, basta se dirigir às principais orlas, como a da Praia de Ponta Negra, por exemplo. Há uma variedade de guias credenciados dispostos a leva-lo para conhecer melhor a cidade de Natal. Ao contratar uma empresa na rua, é importante que você se certifique que os guias são treinados para ofertar o serviço que você compra.

 

Importante: Todos os valores citados em passeios em natal mais acima, foram obtidos a partir de contato com associações e pesquisas na internet. Eles podem sofrer alteração sem aviso prévio, pois épocas de alta estação o custo aumenta um pouco. Tenha todas essas informações como base para que você possa fazer um planejamento eficiente de seus gastos.

 

Então, gostou das opções? A cidade de Natal, assim como todo o estado do Rio Grande do Norte é um verdadeiro encanto. Comece a sua programação de passeios em natal para suas férias em Natal hoje mesmo!

 

 Visite Também o Site PACOTE DE VIAGENS CVC 

7 comentários sobre “Passeios em Natal Diversão para toda a Família!

  1. cidade linda é maravilhosa,eu ano muito é que Deus ó abençoe,
    todos é a minha família dai. eu mora em Porto Velho – RO.
    eu nasci ai sai dai com 18 anos.

  2. Estive visitando todos estes pontos turisticos desde descer as dunas de bugue e fazer o mergulho no mar foi muita emoção ,tudo é um sonho foi o melhor investimento que fiz em mim mesma.

  3. Estive em Natal por duas x e com certeza irei pelo menos mais uma, pois é tudo de bom quando se trata do litoral nordestino. Os passeios turisticos, a noite os bares e restaurantes que são maravilhosos toda a culinária.
    E mais interessante são as logísticas de busca e retornos dos clientes nos hotéis.. espetacular esta forma de tratar seus visitantes.
    Um abraço a todos ai….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *