Quando será a Black Friday em 2013?

A Black Friday é uma das promoções de mais impacto midiático que se conhece, em meio a tantas outras ofertas durante o ano, os descontos dados no dia em que o comércio “apaga”  fazem com que muitos economizem durante todo o ano para investir em novos produtos na sexta-feira de descontos.

A tradição é americana e começou a acontecer no Brasil em 2011, para muitos o Black Friday é uma jogada de marketing sem noção, pois não há motivo além do consumo para que ele exista no nosso país. Nos Estados Unidos, apesar de também ser um movimento de consumo, a Black Friday ocorre como finalização do feriado de Thanksgiving – conhecido por aqui como Ação de Graças. Usualmente, o Black Friday é celebrado na última sexta-feira de novembro, ou quatro semanas após o dia de Ação de Graças.

Sobre a criação desse dia, há diversas teorias, uma das mais aceitas diz que a “Black Friday” surgiu na Philadelphia, por volta da década de 60, onde inicialmente era usado pela polícia local para descrever o intenso tráfego de pedestres e motoristas no dia após o feriado de Ação de Graças. Aproveitando o intenso movimento de pessoas na época, os varejistas locais decidiram liquidar seus estoques oferecendo largos descontos, atraindo assim grande parte dos consumidores. Foi assim que começaram os sedutores descontos que se seguem até hoje.

A prática rendeu tantos resultados que acabou impulsionando outros países a aderirem a ideia, dentre eles o Brasil, que viu na data a oportunidade de encantar consumidores e aumentar a renda do mercado interno. A ideia começou no site Busca Descontos e no ano de 2012 teve, pelo menos, 300 lojas online participantes.

Obviamente, nem tudo são flores, é preciso ficar de olho para ter certeza de se estar adquirindo um desconto real, pois, como já é praticado em outras épocas do ano, muitas lojas tendem a inflar os preços de seus produtos, almejando a data e passando o preço real como desconto para o consumidor, que se for muito leigo em compras online e não pesquisar melhor a respeito, pode cair na “brincadeira”.

black-friday-2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *